topo

Postado em 03 de Junho às 13h55

Ordem de Serviço: Esclareça suas dúvidas sobre a OS e conheça mais sobre o módulo do ERP Flexsmart

LANÇAMENTOS (8)

Ter o controle dos serviços prestados é um assunto que preocupa muitos gestores, para facilitar na gestão dos serviços executados a empresa pode contar com o controle fornecido pela ordem de serviço.


Vamos entender nesse artigo um pouco mais sobre a ordem de serviço, a sua importância e como ela pode ser utilizada na empresa.

 

O que é uma Ordem de Serviço?


A ordem de serviço, também conhecida como OS tem a finalidade de registrar um trabalho executado pela empresa prestadora de serviços para um cliente.

Na ordem de serviço irá constar os dados do cliente, dos serviços executados, informações técnicas, como laudos e peças utilizadas, prazos, preços e demais informações importantes para o gerenciamento e controle da prestação de serviço.

Qual a importância de utilizar o controle através da Ordem de Serviço?

Confira alguns dos fatores que torna a utilização da ordem de serviço um elemento importante para o controle e gerenciamento da prestação de serviços.

Manter o fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho é a exibição do passo a passo das atividades que devem ser executadas, onde as tarefas são alocadas conforme a relevância e o prazo disponível.
Quando uma OS é iniciada, um acordo é feito com o cliente e manter o controle do fluxo de trabalho dentro da organização, garante que a empresa consiga honrar com prazos acordados.
Outro fato essencial, é que todas as tarefas tenham sido executadas antes do serviço ser finalizado e a OS é uma maneira de garantir que o fluxo de trabalho seja realizado conforme o esperado.

Controle de estoque
Quando a OS é integrada com o controle de estoque é possível saber quais as peças utilizadas para a realização do serviço, isso permite que a empresa faça a gestão do seu estoque.
Possibilitando também, que a equipe de estoque e a equipe que executa OS trabalhe de forma alinhada e evite problemas na hora da execução das tarefas.

Controle Financeiro
Todo serviço executado na OS gerará um valor a ser cobrado do cliente, então ter a OS relacionada ao financeiro é garantia de que os valores repassados para o cliente serão cobrados corretamente ao final da execução dos serviços. E além do mais o financeiro pode fazer a aprovação do crédito daquele cliente antes mesmo da OS ser iniciada pela equipe.

Acesso a informações gerenciais
Quando é feito o gerenciamento de OS a empresa tem acesso as informações essenciais para a tomada de decisão. Pois, ficarão registrados os tempos utilizados em cada etapa do processo, as alterações de status, as pessoas que fizeram parte da OS, o prazo acordado, o motivo da execução do serviço.
Isso proporciona ao gestor analisar e promover a tomada de decisão. Pode-se citar as possibilidades de melhorar os fluxos de trabalho, realizar otimização dos processos, aumentar a produtividade, implementar novos serviços, etc.

Como posso fazer ao controle através da OS?

Para fazer a gestão completa da Ordem de Serviço de forma automatizada e integrada com os demais setores da empresa, é importante contar com o auxílio de um software ERP. O ERP Flexsmart conta com o módulo de Ordem de Serviço, onde a empresa consegue fazer o gerenciamento de todo o fluxo da ordem de serviço da empresa.


Com a OS do ERP Flexsmart é possível fazer a gestão das tarefas de execução das ordens de serviço, saber em que fase esta o processo da OS, quem está executando, isso de forma integrada com a retirada das peças do estoque e controle de crédito do cliente. Quando o serviço for concluído a OS é direcionada para faturamento, com o detalhamento dos serviços prestados e as peças utilizadas, garantindo que a cobrança seja realizada corretamente.


Quer conhecer mais sobre esse módulo? Agende uma demonstração e conheça essa e outras funcionalidades disponíveis para a sua empresa, e se você já é nosso cliente, acesse nossa base de conhecimento ou entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre essa funcionalidade!
 

Veja também

Conheça nosso Módulo de Intermediação de Venda02/06 Você conhece a forma legal de vender mesmo sem ter a mercadoria em estoque, usando estoque do seu parceiro? E o melhor, conseguir controlar todos os processos deste tipo de venda, sem perder margem de lucro e ainda ter o controle total das entradas e saídas destas mercadorias. Com o ERP Flexsmart é possível fazer a gestão de venda de estoque de terceiros,......
Conheça nosso controle de Renegociação de Parcelas!24/07 Sua empresa precisa de controle sobre as renegociações de seus títulos? sua equipe precisa solicitar manualmente para conceder descontos, ou abater juros e multas previstas? Com o ERP Flexsmart é possível solicitar a......

Voltar para BLOG

SIDEBAR